O Instituto do Desporto de Portugal prometeu, este domingo, desbloquear as verbas destinadas às federações portuguesas. Uma garantia que surge depois do alerta lançado pela Federação Portuguesa de Atletismo e pelo Comité Olímpico Português.
Corpo do artigo
O Instituto do Desporto de Portugal (IDP) prometeu hoje desbloquear as verbas destinadas às federações portuguesas.
Em declarações à TSF, Luís Sardinha, presidente do IDP, adiantou que as verbas vão ser encaminhadas antes do final do ano.
Esta garantia surge depois do alerta lançado pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.
Ouvido pela TSF, Fernando Mota avisou a que federação de atletismo está sem dinheiro para pagar os subsídios aos atletas de alta competição, uma vez que não recebe as verbas que lhe são devidas pelo Instituto de Desporto de Portugal.
De igual modo, Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico Português, alertou que a falta de dinheiro para pagar os subsídios aos atletas de alta competição é um problema grave que está a atingir todas as federações.
«Sou abordado continuamente, quer pessoalmente, quer telefonicamente, pelos presidentes das federações, que se sentem muitos preocupados pelo facto de não receberem verbas de alta competição, embora estejam a receber verbas com atraso para actividades normais e, mais do que isso, não conseguem informações do IDP sobre esta matéria», explicou.
Vicente Moura denunciou ainda que ele próprio não tem vindo a conseguir contacar o IDP, isto numa altura em que está a ser preparado o projecto nacional para os Jogos Olímpicos de Pequim.