Dois protótipos são o orgulho da representação portuguesa no Salão de Invenções em Nuremberga, que arranca amanhã. Em exposição vai estar um processo de recuperação, filtragem e reutilização de águas domésticas e um resguardo da chuva para a entrada em veículos automóveis.
Corpo do artigo
A criatividade dos portugueses vai estar patente a partir de quinta-feira em Nuremberga, Alemanha, no Salão Internacional de Ideias, Invenções e Novidades (LENA 2000), através de dois protótipos, adianta a agência Lusa.
Os portugueses apresentam no Salão, que comemora este ano os 950 anos da elevação de Nuremberga a cidade, dois protótipos: um processo de recuperação, filtragem e reutilização de águas provenientes da utilização doméstica e um resguardo da chuva para a entrada em veículos automóveis.
Segundo Miguel Calejo, autor do primeiro protótipo, o sistema de reutilização de águas domésticas permite poupar entre 100 a 150 litros de água por dia numa habitação onde residam três a quatro pessoas.
A média mensal de poupança será, assim, de 3.750 litros e a média anual de 45.000 litros por cada habitação.
O sistema permite que a água do lavatório e, especialmente, a da banheira, após o banho, possa ser recuperada e reutilizada no autoclismo.
O projecto apresentado visa o fabrico de um reservatório a colocar nas casas de banho destinado a recuperar, por processo automatizado, a água da banheira e do lavatório e a reenviá-la para o autoclismo, através de uma pequena bomba de água, depois de passar por um processo de filtragem.
O reservatório deverá ser colocado debaixo da banheira ou do duche para aproveitamento do espaço e para facilitar o processo de recuperação da água.
Depois de uma ou várias descargas feitas com água recuperada, o utilizador pode, em qualquer altura, fazer meia descarga ou uma descarga completa com água da rede para limpar melhor a sanita e, automaticamente, o próprio autoclismo.
O segundo protótipo, «Resguardo de Chuva para a entrada de veículos automóveis», é da autoria de Pedro Miguel Vitoriano.
Trata-se de uma cobertura de aplicação e desmontagem rápida, um fole que se aplica entre a parte superior da porta e o tejadilho.
Assim, quando o condutor abre a porta do automóvel o fole abre-se também, protegendo o condutor e o interior do veículo da chuva.
À Exposição LENA 2000 concorrem anualmente inventores de mais de 40 países, que apresentam mais de 500 inventos candidatos à exploração efectiva, venda de patentes, produção industrial ou comercialização a nível mundial.