O Irão está em condições de fabricar uma bomba nuclear «dentro de um ou dois anos no máximo». A afirmação foi feita, esta terça-feira, pelo chefe dos serviços secretos israelitas (Mossad), Meir Dagan.
Corpo do artigo
Segundo aquele responsável, que hoje compareceu na Comissão dos Assuntos Estrangeiros e da Defesa da Knesset (parlamento), «o Irão terá à sua disposição dentro de um ou dois anos no máximo, a matéria físsil para fabricar uma bomba nuclear».
«A partir desse momento, o fabrico da bomba não é mais do que um simples processo técnico», explicou, sublinhando que «nos próximos meses, se ninguém o impedir, o Irão alcançará a independência em matéria de tecnologia nuclear».
Os responsáveis políticos e militares multiplicaram recentemente os seus avisos relativamente ao Irão, que acusam de procurar dotar-se de armas nucleares a coberto do seu programa nuclear civil.
Segundo Dagan, este é «um processo que a comunidade internacional, e não Israel, deve impedir».
Os receios do Estado hebreu em relação ao Irão ganharam nova dimensão com as declarações do Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que, em Outubro, afirmou que Israel devia ser «riscado do mapa».