Na Irlanda está tudo a postos para a grande mudança económica e recepção do euro. A transição é vista favoravelmente pela esmagadora maioria da população: 86 por cento diz sim à nova moeda.
Corpo do artigo
Na Irlanda diz-se adeus à libra e a esmagadora maioria dos irlandeses acredita que a mudança será benéfica.
Está tudo a postos para a grande mudança, numa longa campanha de clarificação e de encorajamento para a aceitação do euro, em que a mensagem principal foi o benefício do valor da nova moeda em relação ao «punt» irlandês.
A Irlanda prepara-se para a grande transição, favorável pela esmagadora maioria (86 por cento) da população.
A mensagem é clara: a economia da Irlanda não só tem beneficiado da adesão, como o facto de abandonar o «punt» vai trazer outras vantagens, nomeadamente a eliminação dos inconvenientes dos câmbios com os países-membros.
Como preparação, nos principais centros comerciais do país, como por exemplo na capital, Dublin, os visitantes vão ser, esta segunda-feira, encorajados a manejar e sentir a nova moeda.
Mas a maior preocupação é a entrada da nova moeda nos transportes públicos em que aos utentes é pedida «paciência». Quanto ao resto, não se prevêem grandes problemas.
O primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, vai ser o primeiro a dar o exemplo de encorajamento, amanhã, fazendo compras em euros.