Os trabalhos que estiveram expostos no IV PortoCartoon vão estar, a partir desta segunda-feira, em Lisboa, incluindo as obras vencedoras. O português André Carrilho arrebatou o terceiro lugar.
Corpo do artigo
Os 233 melhores trabalhos que participaram no IV PortoCartoon-World Festival, entre as quais a obra do português André Carrilho vencedora do terceiro prémio, são apresentados, a partir de hoje, em Lisboa.
A exposição, a inaugurar pelas 17:30 no átrio do Ministério das Finanças, é uma iniciativa do Museu Nacional da Imprensa e integra uma selecção de entre os 1300 trabalhos de 414 cartoonistas de 54 países apresentados em Abril passado no Porto.
O ecoturismo foi o tema do concurso do IV PortoCartoon, reflexo «das preocupações críticas que em todo o mundo circulam quanto ao equilíbrio difícil entre ecologia e turismo», explica uma nota de Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa.
O brasileiro Claúdio Gomes (Cau Gomez) arrebatou o primeiro prémio da quarta edição do festival com um cartoon representando um turista feito espantalho (na foto).
Cau Gomez, natural de Belo Horizonte, já participou em várias exposições e conquistou mais de 30 prémios em diversos festivais de cartoon no Brasil e no estrangeiro. Trabalha actualmente no jornal «A Tarde» como designer gráfico e ilustrador.
O segundo prémio foi atribuído ao ucraniano Jurij Kosobukin e o terceiro foi ganho «ex-aequo» pelo português André Carrilho e o cubano Angel Boligan.
André Carrilho tem vindo a colaborar desde 1992 em diversos jornais, como «Ponto Final» (Macau), «O Fiel Inimigo», «Público», «O Independente», «Diário de Notícias» e «Diário Económico». Recebeu vários prémios, entre os quais o 1º de caricatura no XV Salão Nacional Humor de Imprensa - Oeiras 2002.
O IV PortoCartoon-World Festival, de entrada livre, estará patente ao público até 12 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 21:00.