O Japão vai desenvolver o turismo espacial. O governo nipónico anunciou um projecto para desenvolver o turismo no espaço até 2008, pelo preço de 700 milhões de ienes (cerca de 5,8 milhões de euros). O projecto prevê o uso de um foguetão H-2A, que lançará cinco pessoas no espaço por um dia.
Corpo do artigo
O Japão quer desenvolver o turismo espacial e o governo nipónico anunciou já um projecto, que deverá ser concluído em 2008, recorrendo a uma verba de cerca de 700 milhões de ienes, cerca de 5,8 milhões de euros.
A proposta da agência espacial japonesa, a NASDA, envolve o uso de um foguetão H-2A, que lançará cinco pessoas no espaço, durante um dia, a uma altitude de 500 quilómetros. A agência prevê ainda um outro projecto, que visa a permanência dos «turistas» durante um mês no espaço.
Um responsável da NASDA adianta que o custo de uma viagem espacial será de várias dezenas de milhões de ienes. A agência espacial já lançou um apelo ao sector privado, para que apoiem o projecto. O executivo nipónico pensa ainda incluir um plano de desenvolvimento de dez anos que deverá ser elaborado em 2002.