Alberto João Jardim revelou, este domingo, ter transmitido ao ministro da Presidência o desejo de que o primeiro-ministro faça uma visita oficial ao arquipélago. Sócrates já fez saber que não tem prevista qualquer visita oficial à Madeira.
Corpo do artigo
O presidente do Governo Regional da Madeira revelou, este domingo, ter transmitido ao ministro da Presidência o desejo de que o primeiro-ministro visite oficialmente o arquipélago.
«O primeiro-ministro deve fazer uma visita oficial à Madeira e não vir à região a propósito de um evento qualquer», como a Cimeira Portugal-Marrocos, disse aos jornalistas Alberto João Jardim, no final da visita oficial de Cavaco Silva ao arquipélago.
O líder social-democrata madeirense acrescentou que, no que se refere às relações com o Governo da República, «não basta as pessoas, agora, terem uma certa cordialidade pessoal e entendimento», mas «é preciso também que isso se traduza em resultados concretos».
Jardim aproveitou também para responder ao presidente do PS dos Açores, que disse que os açorianos não podem ser prejudicados, «só porque o Governo da República» não lhes pode dar competências, por ter «receio de dar competências a outros que acham que as vão usar mal».
«O Carlos César é um indivíduo que joga para não descer de divisão e eu sou um indivíduo que jogo para ganhar campeonatos, ele, neste momento, está a dizer umas asneiras porque está com receio de descer de divisão», respondeu Jardim.
O ministro Pedro Silva Pereira garantiu, na noite de sábado, que José Sócrates irá à Madeira, apesar de essa visita ainda não estar agendada, na «qualidade de primeiro-ministro», sem no entanto adiantar no entanto se será em visita oficial.
«O senhor primeiro-ministro desloca-se a qualquer ponto do país e enfrenta qualquer dificuldade», por isso, «certamente virá também à Região Autónoma da Madeira», adiantou.
Entretanto, nos Açores, o primeiro-ministro disse não ter prevista nenhuma visita oficial à Madeira, respondendo à sugestão do presidente do Governo Regional madeirense.