João Garcia, o português que já escalou o Monte Everest, prepara-se para escalar a montanha mais alta da Antárctida - o continente mais gelado e agreste do planeta.
Corpo do artigo
João Garcia, em declarações à TSF, confessou que o mais assustador é o vento, mas em Dezembro vai enfrentar esse mundo de gelo. O Monte Vinson com quase 4900 metros de altitude espera por João Garcia.
«É uma montanha que tem uma altitude semelhante ao Monte Branco mas que está no continente mais agreste do planeta. Um continente muito frio, ventoso, com muita intempérie, temos que ir com muita atenção pois tudo pode acontecer», afirmou o alpinista português vai fazer equipa com o belga Alan Uber.
Quinta-feira, partem para Punta Arenas, no coração da terra do fogo, mas só no início de Dezembro é que ambos rumam para os arredores do Pólo Sul, ao encontro de ventos que podem chegar aos 140 quilómetros por hora.
«O que mais me assusta são os ventos, capaz de rebentar qualquer tenda mesmo à prova de bomba. Mesmo com temperaturas amenas de 20 graus negativos, com ventos violentos, esses 20 graus podem-se potenciar a 40 a 50 graus negativos que são temperaturas demolidoras, impraticáveis», disse João Garcia.
Se vencer o frio o português fica a duas montanhas de conquistar o objectivo dos sete cumes.
Escalar os picos mais altos do planeta , um em cada continente é a ambição dos grandes alpinistas, essa marca foi atingida por menos de cem homens em toda a história do mundo.