João Rodrigues assegurou o sexto lugar final na Classe Mistral de vela, após oitavo posto alcançado na derradeira etapa da prova. O triunfo final foi para o israelita Gal Fridman que deu o primeiro ouro em Jogos Olímpicos de Verão ao seu país.
Corpo do artigo
O velejador João Rodrigues alcançou a sexta posição final na Classe Mistral dos Jogos Olímpicos, ao somar 78 pontos, isto depois ter terminar a 11ª e última regata no oitavo lugar.
O português, de 32 anos, despediu-se assim da melhor forma dos Jogos na sua especialidade, uma vez que assegurou a sua melhor participação de sempre nos Olímpicos, após o sétimo lugar de Atlanta, o 18º de Sydney e o 23º de Barcelona.
A medalha de ouro acabou por ser conquistada pelo israelita Gal Fridman (42 pontos), que assim fez história no seu pais, depois de conquistar o primeiro título olímpico de sempre para Israel.
O velejador de 28 anos, segundo na última regata e medalha de bronze em Atlanta, beneficiou do azar do brasileiro Ricardo Santos, líder até à última regata, que teve uma derradeira regata para esquecer, fazendo apenas 17º lugar, o que atirou para o quarto posto e portanto para fora das medalhas.
O grego Nikos Kaklamakis, que teve a honra de acender a chama olímpica na abertura dos Jogos, garantiu a medalha de prata, com 42 pontos, fruto de uma excelente recuperação nas últimas regatas.
O britânico Nick Dempsey, com mais um ponto que o grego, ficou com o bronze, apesar de ter vencido a última regata da competição.