O primeiro-ministro português José Sócrates, é recebido, esta segunda-feira, na Casa Branca pelo presidente norte-americano. Na agenda vão estar temas como o processo de paz para o Médio Oriente, o estatuo do Kosovo e o relançamento das relações euro-atlânticas.
Corpo do artigo
Depois do "jogging" matinal nos jardins do Lincoln Memorial, Sócrates é recebido na Casa Branca, durante a tarde, para um encontro de 50 minutos e que tem uma agenda bem definida que coincide com os interesses dos EUA e União Europeia.
«Gostaria de discutir com o presidente norte-americano os principais pontos da agenda internacional europeia que coincidem também com as prioridades que os EUA atribuem a essas questões internacionais e que precisam da atenção e coordenação entre a UE e os EUA», disse José Sócrates.
Na agenda vão estar em discussão o processo de paz para o Médio Oriente, o Afeganistão, o estatuo do Kosovo e o relançamento das relações euro-atlânticas.
As relações entre EUA e a União viveram tempos difíceis no início da guerra do Iraque mas, segundo José Sócrates, isso é coisa do passado.
«O importante é olhar para o futuro e esse futuro constrói-se com base numa cooperação mais intensa entre os EUA e a EU. A minha visita serve também para isso», disse.
Este é o primeiro encontro oficial de José Sócrates com George W. Bush, na dupla qualidade de presidente em exercício da União Europeia e de primeiro-ministro de Portugal.