O Partido da Renovação Social (PRS) que apoiou a candidatura de Kumba Ialá às presidenciais realizadas na Guiné-Bissau no passado domingo considerou, esta quarta-feira, «uma gigantesca fraude» os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Corpo do artigo
O secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Artur Sanhá, que apoia Kumba Ialá, rejeitou os números avançados e foi ainda mais longe, ao garantir que este candidato é o vencedor do escrutínio.
De acordo com este dirigente, que classificou os resultados oficiais das eleições na Guiné-Bissau de «gigantesca fraude», Kumba Ialá foi candidato que obteve mais votos nas presidenciais (167.420) contra os 123.206 de Bacai Sanhá e os 112.501 de "Nino" Vieira.
Segundo os dados avançados pela CNE, os candidatos Malam Bacai Sanhá, do PAIGC e "Nino" Vieira, independente, disputarão a segunda volta das presidenciais, por terem sido os mais votados nas eleições de domingo.
Kumba Ialá teria, assim, ficado na terceira posição, logo fora da segunda volta do pleito que terá lugar no próximo mês de Julho.