O destaque desta sexta-feira vai para a estreia do novo espectáculo do grupo de Teatro 'O Bando', mas também há música de vários géneros para quem preferir uma proposta mais melodiosa.
Corpo do artigo
GENTE FELIZ COM LÁGRIMAS
O grupo de Teatro 'O Bando' leva à cena no seu espaço, em Vale de Barris, Palmela, uma adaptação homónima do romance «Gente Feliz Com Lágrimas» (na imagem), do açoriano João de Melo.
O encenador João Brites admite que foi muito complicado pôr sobre o palco uma obra tão difícil e tão pouco linear, mas pôde recorrer à possibilidade que o teatro dá de avançar e recuar arbitrariamente no tempo e de ser, em momentos consecutivos, as personagens mais distintas.
Sara de Castro e Nelson Monforte Interpretam Marta e Nuno, um casal em ruptura, e mais uma multiplicidade de pessoas com quem os protagonistas se cruzaram nas suas vidas. O espectáculo estreia nesta sexta-feira, pelas 22:00.
ROCK METAMORFOSES
Viseu foi a cidade escolhida pelo grupo Drumming para estrear, nesta sexta-feira, o seu novo espectáculo «Rock Metamorfoses».
Mário Laginha, António Pinho Vargas, António Chagas Rosa, Fernando Lapa, Carlos Azevedo e João Pedro Oliveira foram os seis compositores que aceitaram o convite para participar no projecto e o desafio de adaptar para percussão temas consagrados dos universos do rock, da pop ou do jazz, como músicas dos Beatles, U2 ou Frank Zappa.
Miquel Bernat, que dirige o grupo Drumming, revela que o objectivo do «Rock Metamorfoses» é conciliar as músicas que o público mais ouve, por influência dos órgãos de comunicação social, com a componente técnica e artística que caracteriza os compositores eruditos.
O ACÚSTICO
Rui Veloso apresenta-se nesta sexta-feira no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém em versão acústica. A partir das 21:30 vão desfilar sobre o palco os seus velhos clássicos revisitados, num registo mais intimista que procura um novo sentido na sua sonoridade.
À voz e à guitarra do criador do «Chico Fininho» juntam-se ainda Zé Nabo (baixo acústico), Miguel Mascarenhas (guitarra acústica), André Rocha (percussão) e as vozes de Patrícia Silveira e Patrícia Antunes. Rui Veloso convidou ainda o piano de Manuel Paulo e a bateria de Alexandre Frazão. Os bilhetes para este concerto memorável custam entre 10€ e 30€.
O POETA DO PIANO
O romeno Radu Lupu começou a estudar piano aos seis anos e estreou-se aos doze com um programa constituído unicamente por composições da sua autoria. Mais tarde estudou no Conservatório de Moscovo, onde também trabalhou, e ao longo da sua carreira foi coleccionando importantes prémios, incluindo um Grammy.
É regularmente convidado para tocar com todas as grandes orquestras mundiais e nesta sexta-feira apresenta-se com a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Lawrence Foster, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 21:00, para interpretar Schumann e Brahms.
JAZZ NO INVERNO
Começou na passada terça-feira o Festival Internacional de Jazz de Faro, o Jazz no Inverno, que se prolonga ainda até ao próximo sábado. Nesta quinta-feira, em vez do habitual concerto na sala do Teatro Letes às 22:00, a proposta do festival é a realização de um workshop na sala do Auditório do Museu Municipal de Faro, entre as 15:00 e as 20:00, com o saxofonista espanhol Jesus Santandreu.