O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, escusou-se este sábado a comentar as decisões da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que sexta-feira puniu clubes e dirigentes desportivos.
Corpo do artigo
«O Governo não pode, nem deve, comentar matérias de disciplina. Só há uma matéria em que o Estado deve intervir, que é a matéria do doping», sublinhou Laurentino Dias, após a cerimónia de entrega de medalhas aos juniores e elites femininas dos Europeus de triatlo.
Laurentino Dias reiterou que as sanções desportivas e os seus âmbitos são da estrita responsabilidade dos organismos desportivos, enquanto o Executivo tem «obrigação de olhar para a realidade e ver o funcionamento do sistema desportivo nacional».
«É isso que estamos a fazer com o Regime Jurídico das Federações. Devemos procurar nova legislação que vai, em algumas matérias, dar resposta aos problemas de processos pendentes», sublinhou o membro do Governo, explicando que a discussão do Regime já está a ser feita no Conselho Nacional do Desporto.
Laurentino Dias sublinhou que o desporto em Portugal está «no bom caminho», mas avança que as novas medidas já não vão produzir efeito na próxima época, devido aos trâmites legais.