O Leixões somou, este domingo, um importante ponto, ao empatar com o Sporting de Braga, que revelou pouca eficácia na ofensiva. Entretanto, o Nacional da Madeira venceu, com justiça, a União de Leiria por duas bolas a zero.
Corpo do artigo
Um eficaz sistema defensivo permitiu, este domingo, no estádio do Braga, ao Leixões somar um importante ponto, ao empatar com o Sporting de Braga, que revelou pouca eficácia na ofensiva.
Depois dos triunfos frente ao Nacional e Naval, o Sporting de Braga procurava, neste jogo, a terceira vitória consecutiva no campeonato para poder cimentar a sua posição europeia.
Por seu lado, o Leixões, com o ponto conquistado, distanciou-se um pouco mais do Paços de Ferreira, que enfrenta, este domingo, o Benfica.
Com um sistema defensivo bem montado e a jogar de igual para igual com a equipa da casa, o Leixões soube, sempre, tapar todos os caminhos para a sua baliza, com os "arsenalistas" a sentirem grandes dificuldades do meio-campo para a frente.
Durante os 90 minutos, ambas as equipas estiveram, em várias ocasiões, perto de marcar, mas nenhuma delas conseguiu inaugurar o marcador.
Entretanto, num jogo muito pobre tecnicamente, o Nacional da Madeira venceu, com justiça, a União de Leiria por duas bolas a zero.
Este jogo revertia-se de importância crucial para os madeirenses, já que apenas uma vitória lhes poderia fazer permanecer na lista de candidatos a uma qualificação europeia, enquanto que, para a turma de Vitor Oliveira, este jogo afigurava-se difícil, tendo em conta as inúmeras ausências no plantel.
O primeiro golo surgiu aos 24 minutos, por Juliano Spadacio, na conversão de uma grande penalidade, decorrente de uma falta de Cadú.
Ainda antes do intervalo, o Nacional ficou reduzido a dez unidades, depois de Cléber ser expulso por acumulação de amarelos.
Com mais um jogador, a União de Leiria começou a tomar conta territorialmente do jogo e a sua mais flagrante oportunidade de golo surgiu aos 68 minutos, quando, após boa jogada da direita de N´Gal, este cruzou para a área, onde surgiu Sougou num vistoso remate de bicicleta a obrigar Rafael Bracalli a boa defesa para canto.
No entanto, logo depois, os "alvi-negros" chegaram ao golo da tranquilidade, quando Arvid perdeu a bola na sua intermediária para Edson Sitta, que isolou Fábio Coentrão na direita, tendo este entrado na área e rematado por entre as pernas de um desamparado Fernando, aos 71 minutos.
Até ao final, destaque para a expulsão, por cartão vermelho directo, do conflituoso Harison.