Uma exposição de pinturas feitas por robôs inaugura dia 21 na Galeria António Prates. Trata-se do mais recente trabalho de Leonel Moura que, em colaboração com cientistas, concebeu um conjunto de robôs capazes de produzir formas pictóricas.
Corpo do artigo
Formalmente são pinturas semelhantes a algumas obras do abstraccionismo expressionista, mas a forma como são realizadas é inédita, já que se trata da primeira vez em que se utiliza a robótica colectiva para, numa colaboração entre homem e máquinas, produzir arte.
Tanto mais que estes robôs não são simples máquinas aleatórias. As pinturas resultam de uma interacção entre o conjunto de robôs, em que cada um tende a reagir àquilo que foi feito pelos outros. Daí nascem formas muito similares às produzidas pelos mecanismos simples da natureza.
Na inauguração os robôs vão pintar uma obra com a mesma técnica que foi utilizada nos quadros da exposição. Será também apresentado um livro sobre o projecto editado em língua inglesa pelo «Institut d'Art Contemporain de Villeurbanne», França.
A exposição inaugura dia 21 de Maio, sexta-feira, pelas 21:30, estando patente ao público até dia 19 de Junho de 2004.