O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Dínamo Tblissi em jogo da terceira jornada do Grupo D da Taça UEFA. O brasileiro Liedson «assinou» três golos pelos «leões» e Chichveishvili acabou por marcar na própria baliza, «selando» o 4-0 final.
Corpo do artigo
O Sporting tem praticamente como certo um dos três primeiros lugares no Grupo D da Taça UEFA de futebol, ao golear os georgianos do Dínamo Tblissi, por 4-0, na capital daquela antiga república soviética, no Estádio Mikheil Meshki (Lokomotive).
Nesta terceira ronda da prova, o brasileiro Liedson «assinou» três golos, aproveitando a ingenuidade dos adversários, que marcaram ainda na própria baliza.
O triunfo «leonino» colocou a equipa provisoriamente em igualdade pontual (seis) com os ingleses e líderes do agrupamento, o Newcastle United, que ainda hoje visitam os franceses do Sochaux (três pontos).
Logo aos seis minutos, uma recuperação de bola e um rápido lançamento para a frente do médio «leonino» Carlos Martins isolou o avançado brasileiro Liedson que, frente ao guardião georgiano, não teve dificuldade para inaugurar o marcador.
No lance seguinte, Salukvadze ameaçou a baliza de Ricardo com um cabeceamento, mas a bola seguiu por cima. A equipa da casa, sem nada a perder, aventurava-se mais, mas os remates de longe e os cruzamentos saíram invariavelmente mal medidos.
Quase com meia-hora de jogo, Liedson aproveitou outro dos vários erros defensivos do Dínamo Tblissi e aumentou a vantagem dos visitantes para 2-0. O central Chichveishvili calculou mal a trajectória da bola, atrapalhou-se e o brasileiro esticou a perna e rematou de pronto, com o guardião Zoldze, adiantado, a não conseguir opor-se.
No início da segunda parte, o Dínamo apareceu mais trabalhador e explorou o flanco esquerdo do ataque por intermédio de Kvirkvelia, conseguindo alguns pontapés-de-canto.
Após a cobrança de um deles, Kvirkvelia, Kakaladze e Kankava remataram forte à vez, mas defesas contrários e o árbitro foram obstáculos.
Dez minutos depois, num rápido contra-ataque conduzido por Liedson na direita, o Sporting chegou ao terceiro golo e «matou» a partida. O brasileiro aguentou a carga de um adversário e cruzou para o camaronês Douala, que não conseguiu finalizar de pronto, cabeceando por alto à saída do guarda-redes georgiano.
A bola sobrou novamente para Liedson que, beneficiando de um fora-de-jogo não assinalado pelo árbitro auxiliar, só teve que encostar para o seu «hat-trick», ante fraca oposição do único defesa do Dínamo que sobrava.
Já aos 91 minutos, Liedson ultrapassou mais uma vez a defesa em linha do Dínamo Tblissi e tentou o golo após «driblar» o guarda-redes contrário. Hugo Viana foi ao segundo poste emendar o remate do colega, mas seria Chichveishvili a acabar por introduzir involuntariamente a bola na própria baliza, «selando» o 4-0 final.
Marcador:
0-1, Liedson, 06 minutos.
0-2, Liedson, 29.
0-3, Liedson, 59.
0-4, Chichveishvili, 91 (pb).
Equipas:
- Dínamo Tblissi: Zoldze, Shashiasvili, Chichveishvili, Kandelaki, Salukvadze (Dvali, 74), Silagadze, Romero, Kankava (Makharadze, 87), Kvirkvelia, Melkadze e Kakaladze (Kutsurua, 74).
(Suplentes: Mamaladze, Akhalaia, Dvali, Khmaladze, Makharadze,
Kutsurua e Dvali).
- Sporting: Ricardo, Miguel Garcia, Enakarhire, Polga, Rui Jorge, Custódio (Beto, 69), Carlos Martins, Rochemback (Tinga, 69), Hugo Viana, Liedson e Douala (Paulo Sérgio, 64).
(Suplentes: Tiago, Beto, Rogério, Tinga, Tello, Paulo Sérgio e Sá Pinto).
Árbitro: Ceri Richards (País de Gales).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Kvirkvelia (55) e Shashiasvili (81).