A Liga Portuguesa Contra o Cancro quer demarcar-se da recém-criada Liga Portuguesa Contra o Cancro do Colo do Útero, devido à semelhança de nomes entre as duas entidades.
Corpo do artigo
A nova associação foi fundada em Setembro, é formada por ginecologistas, mas a designação é contestada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro [fundada em 1941]. Vítor Veloso, o presidente, diz que duas associações com nomes tão idênticos só podem gerar confusão.
«Só há uma Liga Portuguesa Contra o Cancro e ficámos muito surpreendidos quando vimos uma associação com o mesmo nomes, porque as primeiras quatro palavras são iguais», explica.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro promete impugnar o registo da Liga Portuguesa Contra o Cancro do Colo do Útero.
Vítor Veloso explica que não contesta a formação de uma nova associação, mas defende que, de facto, já há demasiadas associações ligadas a esta doença.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro do Colo do Útero apresenta-se como sendo um «grupo de cidadãos maioritariamente ginecologistas» que quer oferecer às mulheres portuguesas e seus familiares «consensos e acções claras e inequívocas na luta contra» este tipo de cancro, que em Portugal mata em média uma mulher por dia.