A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, negou, esta sexta-feira, em Bruxelas, qualquer atraso no calendário do projecto de alta velocidade (TGV) para Portugal.
Corpo do artigo
Esta manhã a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, esteve em Bruxelas para um encontro com o coordenador a nível europeu do projecto TGV ibérico e deu algumas garantias.
A reunião serviu para informar Etienne Davignon sobre a situação, os trabalhos preparatórios e o calendário, que a responsável afirmou estar a ser integralmente cumprido.
Há algumas semanas o coordenador europeu mostrou preocupação em relação a um possível atraso do TGV em Portugal, nomeadamente quanto às suas fontes de financiamento.
Ana Paula Vitorino explica que haverá uma troca de informação mais próxima entre Lisboa e Bruxelas para evitar desfasamentos de informação.
«Tem de haver uma forma de acompanhamento mais próxima. Esta foi uma das matérias que foi acordada nesta reunião, de modo a não existir uma 'décalage' entre a informação que existe na comissão e a informação real de acordo com a evolução do projecto», adiantou.
Depois destas explicações, Étienne Davignon classificou como sólido o dossier do TGV ibérico e considerou os calendários credíveis.
O responsável apreciou ainda as informações comunicadas sobre os trabalhos de preparação ao nível técnico, assim como a consonância entre Portugal e Espanha.
Quanto ao financiamento a secretária de Estado dos Transportes reafirma um modelo já tornado público, os fundos comunitários vão contribuir com 20 por cento. Agora é preciso analisar quais os programas que podem suportar esta fatia.