A Ministra da Saúde sublinhou hoje que a luta contra a SIDA é uma prioridade «inequívoca» do seu ministério e que as campanhas de prevenção vão ser reforçadas.
Corpo do artigo
A ministra da Saúde, Manuela Arcanjo, disse hoje, em Lisboa, que a luta contra a SIDA é uma prioridade «inequívoca» do seu Ministério e do Governo, admitindo que existe ainda um défice de informação preventiva.
A ministra afirmou que as campanhas de prevenção vão ser reforçadas, inclusivamente nas escolas, através de um trabalho conjunto das direcções regionais de saúde, organizações não governamentais e Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, que vai traduzir manuais da UNESCO já utilizados noutros países «com sucesso».
Manuela Arcanjo falava aos jornalistas no decorrer do Dia Nacional de Luta Contra a SIDA, assinalado de forma lúdica no Parque das Nações, com espectáculos de circo, animação diversa, música e palhaços, numa iniciativa também dirigida às crianças em que não faltou a mediática dupla «Batatinha e Batatoon».
«A infecção pelo VIH-SIDA não é um problema dos outros, mas de todos nós», referiu Manuela Arcanjo, ao sublinhar a importância de sensibilizar toda a sociedade.
A ministra admitiu que o número de casos conhecidos estará longe de corresponder à realidade, sublinhando que o Governo não tem capacidade para estimar o número total.
De acordo com um relatório da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA (CNLCS), divulgado em Novembro, foram registados em Portugal 7.455 casos de SIDA entre 1985 e 30 de Setembro deste ano.
«A infecção pelo VIH-SIDA, tuberculose e toxicodependência é um problema grave», sublinhou Manuela Arcanjo, para quem a resolução passa por alterar comportamentos, «o que não se consegue num ano, nem em quatro ou cinco anos», sustentou.
A aposta imediata do Ministério da Saúde é no reforço da prevenção, para que seja possível evitar o aumento de infecções e tentar, numa fase posterior, melhorar o apoio médico.
A CNLCS, coordenada por Fernando Ventura, tem neste momento uma verba de 5 milhões de contos para desenvolver o trabalho no terreno, declarou a ministra no Parque das Nações, onde algumas centenas de visitantes se associaram à campanha de prevenção sob o lema «EU e Tu... Duas boas razões para usar preservativo».
O Dia Nacional de Luta Contra a SIDA termina com um espectáculo de fogo de artifício que formará no ar um laço vermelho, símbolo de solidariedade para com os infectados pelo vírus.
Antes do encerramento, realiza-se às 19:00, na Praça Sony, um concerto em que participam os Delfins, Santos e Pecadores, Ritual Tejo, Ala dos Namorados, Jorge Palma e Flood.