A colectânea de poesias «Macau», de Paulo Henriques Britto, foi a grande vencedora do Prémio Portugal Telecom de Literatura Brasileira, edição 2004, anunciaram terça-feira os organizadores.
Corpo do artigo
O segundo colocado foi o livro de contos «O Voo da Madrugada», de Sérgio Santanna, e em terceiro lugar ficou o romance «A Margem Imóvel do Rio», de Luís António de Assis Brasil.
«O Prémio Portugal Telecom foi criado há pouco tempo e já se estabeleceu como um galardão da maior importância para a literatura brasileira. Vencê-lo representa uma grande satisfação», afirmou o poeta Paulo Henriques Britto.
Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Henriques Britto é professor e tradutor, tendo iniciado a sua carreira de poeta em 1982, com o livro «Liturgia da Matéria», seguidos por «Mímica Lírica» (1989) e «Trovar Claro» (1997).
Na colectânea «Macau», Paulo Henriques Britto sugere, através de poesias de formas fixas, como o soneto, acompanhado por imagens prosaicas e por bom humor, que a linguagem é um território que precisa ser conquistado.
Carlos Vasconcellos, presidente da PT Investimentos Internacionais, unidade do grupo português responsável pelos activos fora de Portugal, ressalvou que o galardão tornará a marca Portugal Telecom mais conhecida no Brasil.
«Como um grupo de origem portuguesa, nada melhor do que investir na língua portuguesa, que aproxima Brasil e Portugal», disse Carlos Vasconcellos.
O Prémio Portugal Telecom destacou as três melhores obras de criação literária (romance, conto, crónica, poesia e dramaturgia) publicadas em 2003, editadas em língua portuguesa, de autor brasileiro e em primeira edição no
Brasil.
Os vencedores receberam prémios de 28 mil euros (100 mil reais), 8,3 mil euros (30 mil reais) e 5,6 mil euros (20 mil reais), respectivamente o primeiro, segundo e terceiro colocados, além de um troféu criado pelo artista plástico
Paulo Von Poser.
O Prémio Portugal Telecom de Literatura Brasileira, actualmente o maior oferecido aos escritores do Brasil, foi instituído em 2002 para celebrar a língua portuguesa e a literatura brasileira.