Os tribunais portugueses vão ser reforçados com 300 novos oficiais de Justiça em Setembro, aos quais deverão somar-se mais 240 a integrar os quadros nos próximos dois anos, anunciou esta quinta-feira o secretário de Estado Conde Rodrigues.
Corpo do artigo
O Sindicato dos Funcionários Judiciais sai contente do Ministério da Justiça. «Eu diria que, pela primeira vez, em vez de conversação houve uma negociação efectiva», diz o dirigente sindical Fernando Jorge.
«Na sequência dessa negociação foi feita uma calendarização para as questões mais importantes, nomeadamente o problema que temos com o congelamento de escalões e ficou definida uma metodologia», explica o sindicalista.
«Além disso falamos de uma questão que é muito importante para nós e, que temos referido várias vezes, que é o reforço do quadro de funcionários», acrescenta Fernando Jorge.
O anúncio do reforço foi feito pelo secretário de Estado Conde Rodrigues, no final da reunião com dirigentes do Sindicato dos Funcionários Judiciais.
«Com estes 300 [funcionários] que entram já este ano, com recrutamento interno para a administração pública, e com mais um pedido que fizemos de 240 para um recrutamento externo nos próximos dois anos, vamos ter meios suficientes para assegurar o funcionamento dos tribunais», disse o secretário de Estado.
Entretanto, vai continuar a ser dada formação aos funcionários já existentes para aprenderem a lidar com as tecnologias da informação e comunicação.