Mais de 30 habitações e várias estradas ficaram, este domingo, inundadas no concelho de Silves (Algarve), devido às fortes chuvadas que causaram danos materiais avultados.
Corpo do artigo
A presidente da Câmara Municipal Silves, Isabel Soares, explicou que as povoações da Azilheira, Silves, São Bartolomeu de Messines e Messines de Baixo foram as mais atingidas, onde ocorreu a queda de postes de electricidade e de telefones.
Segundo a autarca, citada pela Agência Lusa, «existem povoações sem electricidade e comunicações», apesar de se desenvolverem todos os
esforços para repor a normalidade.
«A situação está muito complicada», sublinhou Isabel Soares, acrescentando que «carros e animais foram, igualmente, arrastados pelas águas».
«Neste momento, o nível das águas está a baixar devido à ausência de chuva, mas teme-se o pior, com a previsão do aumento da pluviosidade», disse a autarca.
De acordo com Isabel Soares, a forte chuva que fustigou aquele concelho algarvio, durante a noite e madrugada, provocou o transbordo de várias ribeiras, obrigando ao corte de estradas municipais e caminhos rurais.
«Os serviços camarários, bombeiros e GNR estão no terreno a ajudar as várias dezenas de pessoas», disse.
Por seu lado, o coordenador do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, Vaz Pinto, adiantou que a situação «está controlada e, para já, não há ninguém em perigo».