O número de candidaturas ultrapassou largamente o de vagas abertas pelo conselho superior de magistratura. Para preencher as 100 vagas para juízes auxiliares concorreram mais de 400 juristas com mais de 3 anos de experiência.
Corpo do artigo
Para diminuir o número de processos acumulados nos tribunais, o governo decidiu, no início do ano, abrir um concurso para o exercício temporário das funções de juíz.
Para o efeito podiam concorrer licenciados em Direito com mais de três anos de experiência. A apresentação de candidaturas terminou a semana passada e para as 100 vagas dirigidas ao concurso superior de magistratura surgiram mais de 400 candidaturas.
José Eduardo Sapateiro, do conselho superior de magistratura está surpreendido com o número de candidaturas.
A chegada dos mais de 100 novos juízes aos tribunais vai demorar entre dois ou três meses, mas agora segue-se um longo processo de selecção onde analisarão cada candidatura e se preenchem os requisitos legais.
Depois será afixada uma lista e ainda haverá uma prova escrita onde aqueles que obtiverem as médias necessárias terão, conjuntamente com os outros dispensados das provas escritas, uma prova oral.
Os 100 seleccionados vão exercer as funções de juízes auxiliares ou farão eventuais substituições de magistrados.