O realizador português Manoel de Oliveira vai receber na sexta-feira o prémio Leão de Ouro pela sua carreira e contributo para o cinema, no festival de Veneza, onde será apresentado o filme «O Quinto Império - Ontem como Hoje».
Corpo do artigo
Manoel de Oliveira, 95 anos, receberá o galardão na sexta-feira no Palazzo del Cinema.
O realizador português vai ainda aproveitar o festival para fazer a estreia mundial do seu novo filme, «O Quinto Império - Ontem como Hoje», que deverá chegar aos cinemas portugueses em Janeiro.
A longa-metragem, com produção de Paulo Branco e financiamento luso-francês, parte da peça de teatro «El-Rei Sebastião» do escritor José Régio.
O festival, que decorre até 11 de Setembro, também vai homenagear a carreira de Stanley Donen, realizador de filmes como «Serenata à Chuva».
A direcção da Bienal de Veneza decidiu atribuir o Leão de Ouro aos dois realizadores por considerar que «deixaram uma profunda marca no cinema do século XX, contribuindo para redefinir a sua modernidade».
«Um Filme Falado», a película anterior de Manoel de Oliveira, está seleccionado para o festival de Banguecoque, na Tailândia, que se realiza de 15 a 24 de Outubro.