De acordo com um estudo publicado, esta sexta-feira, existe uma forte possibilidade de os níveis do mar subirem cinquenta centímetros no próximo século devido ao aquecimento global.
Corpo do artigo
A investigação levada a cabo pelo observatório britânico do Ártico e a organização norueguesa de segurança ambiental, Det Norske Veritas, revela que existe uma hipótese de cinco por cento da camada gigante de gelo da Antártida se desintegrar devido às alterações climatéricas e à subida do nível das águas por um metro nos próximos 100 anos.
Segundo David Vaughan, responsável pela investigação britânica na Antártida, não se podem descurar as hipóteses deste género de estudos, pois as possibilidades de se concretizarem, ainda que em dimensões menores, são muito elevadas.
Cientistas já previram antes uma subida de 50 centímetros do nível do mar no próximo século devido à combinação de alterações climáticas e o aumento da extracção de água do solo.
Segundo Vaughan, a hipótese do desmembramento do bloco de gelo da Antártida não terá nada que ver com o impacto da actividade industrial desenvolvida pelo Homem, mas vem de um longo processo. Mas, o investigador acrescenta que os países poluentes não podem virar as costas ao problema.
Cálculos realizados anteriormente apontam com este fenómeno uma perda de 17 por cento de terreno em países como o Bangladesh e pequenas ilhas poderão até desaparecer.