Dois golos do avançado brasileiro Marcão, ainda na primeira parte, deram esta tarde (sábado) o triunfo ao Belenenses sobre V. Guimarães, por 2-1. Os vimarenses viram assim interrompida uma série de cinco jornadas sem perder.
Corpo do artigo
O Belenenses derrotou esta tarde (sábado), no Estádio do Restelo, o Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da 15ª jornada da I Liga.
Sem ter feito uma grande exibição, o Belenenses mereceu a vitória, já que soube aproveitar as oportunidades que criou. Os vimaranenses, por seu lado, viram interrompida uma série de cinco jogos sem perder e foram ultrapassados na classificação por Belenenses e União de Leiria.
A vitória dos «azuis do Restelo» começou a ser construída logo aos sete minutos. Pedro Henriques, na esquerda, fez uma grande passe para César Peixoto, que caminhou isolado para a área e assistiu Marcão, que se limitou a empurrar para a baliza.
O Vitória não acusou o golo e durante largos minutos teve o controlo da partida. E foi já numa altura em que o jogo estava algo desinteressante, que o Belenenses chegou ao segundo golo.
Filgueira roubou a bola a Ceará, entrou pelo meio-campo contrário e assistiu Marcão, que, depois de se libertar de dois adversários, bisou na partida, fazendo o seu sexto golo no campeonato.
O Belenenses passou então a ser a melhor equipa em campo, criando várias oportunidades de golo, mas o resultado não sofreu alterações.
Na segunda parte, Augusto Inácio fez entrar Paulo César e Guga para os lugares de André e Romeu, mas as substituições não provocaram os efeitos desejados pelo técnico do Vitória.
O Belenenses preferiu gerir a vantagem e apostou no contra-ataque, mas o Guimarães não soube aproveitar o domínio consentido pelo adversário. Até que aos 76 minutos, Fangueiro surgiu isolado e reduziu para 2-1.
O Vitória ainda acreditou que era possível chegar ao empate, mas a expulsão de Rogério Matias (viu o segundo cartão amarelo, por protestos), aos 81', inviabilizou a recuperação da equipa minhota.
Até ao final, o Belenenses podia ter aumenatdo a vantagem, mas Palatsi opôs-se bem a Guin (86') e Tuck atirou por cima, já em período de descontos.