Os ventos fortes empurraram as manchas de fuelóleo libertadas pelo petroleiro «Prestige», para o Golfo da Gasconha que banha as costas norte de Espanha e o litoral sudoeste da França, segundo indicou o governo regional da Galiza.
Corpo do artigo
As manchas de fuelóleo derramadas pelo «Prestige» estão cada vez mais próximas das costas francesas, revelou esta segunda-feira, o governo regional da Galiza. Esta situação deve-se aos ventos fortes que empurram o combustível para o Golfo da Gasconha que liga os dois países.
Entretanto, prosseguem os trabalhos de limpeza das manchas de fuelóleo do mar, mas os ventos estão a dificultar muito os trabalhos.
Apesar de estas manchas estarem espalhadas ao longo de todo o litoral da Galiza, as maiores continuam a deslocar-se no sentido nordeste.
Segundo as previsões meteorológicas divulgadas pelo governo regional da Galiza, esta é uma tendência que deverá continuar até quinta-feira, e que é motivada por uma tempestade marítima que se dirige para a Irlanda.
A autoridade marítima de Brest referiu que as manchas de fuelóleo observadas domingo, a 90 quilómetros a noroeste do Cabo Ortegal, ocupavam uma superfície de cerca de 2.500 m2, com cerca de 50 manchas entre dois a três metros de largura e três a quinze metros de comprimento.
Ainda esta manhã (segunda-feira), no Golfo da Gasconha, 24 praias das Astúrias estavam parcialmente afectadas pela maré negra do «Prestige».