A pianista Maria João Pires e a fadista Mariza são finalistas dos Prémios Internacionais Terenci Moix, cujos vencedores serão conhecidos a 22 de Abril. José Saramago faz parte do júri do concurso.
Corpo do artigo
Os Prémios, instituídos em 2004 pela irmã do escritor espanhol, foram atribuídos pela primeira vez o ano passado. Do júri de 34 elementos faz parte o escritor José Saramago.
Mariza e Maria João Pires integram o lote dos cinco finalistas na categoria de Artes Cénicas, ao lado do maestro Daniel Baremboim, do cantautor Paolo Conte e da bailarina e coreógrafa Sara Baras.
Os prémios, segundo uma nota da Associação Prémios Internacionais Terenci Moix, visam distinguir «personalidades ou instituições que se destacaram pelos seus valores intelectuais, literários e humanísticos, de sabedoria e respeito pela raiz das suas culturas e recuperação da memoria colectiva como reflexo da sociedade».
Terenci Moix é o pseudónimo literário do escritor Ramón Moix, falecido aos 61 anos, a 02 de Abril de 2003, vítima de um efisema pulmonar.
Além de uma personalidade das Artes Cénicas, o júri distinguirá também uma personalidade na área cinematográfica e outra na literária, além de uma carreira nas três áreas e um livro.
Os vencedores receberão simbolicamente um euro e uma escultura envolta numa litografia de autoria do artista catalão Frederic Amat.
Terenci foi o mais popular escritor da Catalunha. Autodidacta, estreou-se literariamente em 1968 com "La torre de los vicios capitales".