Maria João Pires regressou, terça-feira à noite, aos palcos portugueses, após vários meses de ausência. Antes do espectáculo, a pianista leu um comunicado, assegurando que não vai abandonar o Centro para o Estudo das Artes de Belgais.
Corpo do artigo
Depois de vários meses de ausência, Maria João Pires regressou, terça-feira à noite, aos palcos portugueses no auditório da reitoria da Universidade de Aveiro.
No âmbito da 2ª edição dos Festivais de Outono, a pianista tocou primeiro uma obra de Beethoven e, na segunda parte, Schubert.
A ensobrar o concerto esteve uma notícia publicada no «Jornal de Notícias», que não terá agradado a pianista, pelo que o espectáculo chegou a estar em dúvida.
Antes do início da sua actuação, Maria João Pires pediu ao director artístico do Festival do Outono para ler um comunicado, em que reafirma não pretender abandonar o Centro para o Estudo das Artes de Belgais, desfazendo assim alguns mal-entendidos.
No final do concerto, o director artístico do Festival, António Salgado, revelou que a pianista pareceu «muito satisfeita» com a reacção do público.
Maria João Pires está agora a preparar a digressão por Espanha, que deverá começar em breve.