O Marítimo conseguiu hoje a sua primeira vitória na Superliga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Penafiel por 3-0 na segunda jornada, cinco dias antes de receber os escoceses do Glasgow Rangers para a Taça UEFA.
Corpo do artigo
No primeiro jogo sob o comando do ex-seleccionador do Gana Mariano Barreto, que rendeu Manuel Cajuda, o Marítimo venceu o recém-promovido Penafiel com golos do holandês Van der Gaag (37 minutos), do búlgaro Bibishkov (58) e de Joel Santos (82).
A equipa madeirense começou desde cedo a empurrar os recém-promovidos à Superliga para o seu meio-campo e fizeram o primeiro aviso à baliza de Nuno Santos aos sete minutos, com o remate de Pena, na área, a sair à
figura do guarda-redes visitante.
O irrequieto Manduca, jogador proveniente do Paços de Ferreira, fez um perigoso remate de fora da área aos 29 minutos, antes de surgir o primeiro e merecido golo dos «verde-rubros».
O marcador foi inaugurado aos 37 minutos, quando um cruzamento de Léo Lima, da meia-esquerda, solicitou a antecipação de Pena e Van der Gaag, com o defesa holandês a ser mais rápido que o seu colega brasileiro e a cabecear para o fundo da baliza de Nuno Santos.
A segunda parte começou com profundas alterações na equipa penafidelense, com Manuel Fernandes a apostar nas entradas de Folha e Roberto, tentando ganhar mais intensidade atacante, e com Mariano Barreto a apostar na troca de pontas-de-lança, tirando Pena e lançando novo estreante, o internacional sub-21 búlgaro Bibishkov.
Mariano foi mais feliz, pois o búlgaro mostrou logo serviço apenas dois minutos após ter entrado, rematando ao poste após jogada confusa na área adversária.
Aos três minutos da segunda Bibishkov goleou baliza do Penafiel, fazendo o 2-0. Um dos jogadores que entrou, Joel Santos, para o lugar do influente Wénio, fez o terceiro golo da equipa da casa aos 82 minutos.
Equipas:
Marítimo: Marcos, Ferreira, Tonel, Van der Gaag, Briguel, Wénio (Joel Santos, 75), Chaínho, Léo Lima, Alan, Manduca (Luís Filipe, 59) e Pena (Bibishkov, 45).
(Suplentes: Nélson, Evaldo, Zeca, Fernando, Bibishkov, Luís Filipe e Joel Santos).
Penafiel: Nuno Santos, Celso, Nuno Silva, Odaír, Wellington (Folha, 45), Sidney, Fernando Aguiar, Wesley (Drulovic, 53), Mariano, Rolf (Roberto, 45) e Clayton.
(Suplentes: Avelino, Nuno Diogo, Roberto, Folha, Drulovic, Carlos Oliveira e Nilton).
Árbitro: João Villas Boas, de Braga.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Celso (12), Rolf (24), Wellington (32), Chaínho (60) e Joel Santos (83).
Assistência: cerca de 4.000 espectadores.