Marítimo e FC Porto empataram este domingo a duas bolas, num encontro da sexta jornada da Liga de futebol, marcado por uma uma arbitragem polémica. Os «dragões» partiram para o intervalo a perder, conseguiram virar o resultado por completo na segunda parte, mas a equipa da casa, por mérito próprio, impediu a vitória.
Corpo do artigo
O Marítimo impôs hoje um empate (2-2) ao FC Porto, num encontro em que os madeirenses saíram com fortes razões de queixa da arbitragem de Duarte Gomes.
A formação insular - que hoje estreou o técnico brasileiro Paulo Bonamigo - chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um grande golo de Manduca logo aos sete minutos.
No entanto, o Marítimo podia ter atingido um resultado ainda mais desnivelado, não fosse ter sido anulado, por inexistente fora-de-jogo, um golo e ter ficado por assinalar uma claríssima grande penalidade.
Os vice-campeões nacionais aproveitaram da melhor forma as benesses da equipa de arbitragem e na segunda metade, no espaço de três minutos, conseguiram operar a reviravolta no resultado, com tentos de Lisandro Lopez (74) e César Peixoto (77).
Apesar de já estar a actuar com 10 unidades, após a expulsão de Sergipano, o Marítimo conseguiu reagir e, a três minutos dos 90, Marcinho, com um espectacular remate de fora da área, bateu Baía, restabelecendo o empate.
No final do jogo, o treinador do Porto, Co Adriaanse disse que o Marítimo jogou melhor na primeira parte, sublinhando, contudo, que a sua equipa mereceu os dois golos no segundo tempo.
Sob a arbitragem de Duarte Gomes (Lisboa), as equipas alinharam da seguinte forma:
Marítimo
Marítimo: Marcos, Evaldo, Valnei, Mitchell Van Der Gaag, Briguel, Wénio, Fahel (Júnior Bahia, 81), Mancuso (Komac, 67), Marcinho, Manduca (Filipe Oliveira, 46) e Nilson Sergipano.
Suplentes: Nelson, Gaál, Nuno Morais, Komac, Youssouf, Filipe Oliveira e Júnior Bahia.
FC Porto
FC Porto: Vítor Baia, Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves (Hugo Almeida, 74), César Peixoto, Ibson, Lucho Gonzalez, Diego (Paulo
Assunção, 46), Jorginho, Quaresma (Lisandro, 63) e McCarthy.
Suplentes: Paulo Ribeiro, Lisandro, Pepe, Paulo Assunção, Alan, Cech e Hugo Almeida.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Nilson Sergipano (09 e 82), César Peixoto (16), Ricardo Costa (41), Valnei (42 e 88)) e Lucho Gonzalez (55). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Nilson Sergipano (82) e Valnei (88).