Marques Mendes é o preferido entre os sociais-democratas para ser candidato a primeiro-ministro pelo PSD, revela o Barómtero DN/TSF/Marktest. Contudo, Menezes é o preferido dos portugueses e do eleitorado do PS neste particular.
Corpo do artigo
O actual presidente do PSD é o preferido entre os sociais-democratas para ser o candidato do partido a primeiro-ministro, revela o Barómetro DN/TSF/Marktest.
Segundo esta sondagem, Marques Mendes recolhe 46,9 por cento das preferências entre os eleitores do PSD, contra 32 por cento recolhidos por Luís Filipe Menezes.
Por outro lado, o autarca de Gaia é o preferido dos eleitores socialistas, ao recolher 44,2 por cento das preferências, contra 18,6 recolhidos pelo actual líder do PSD.
Menezes é também quem recolhe o maior número de preferências quando são tidas em conta as preferências dos portugueses com 33,3 por cento contra 23,2 por cento de Marques Mendes.
O actual líder social-democrata é mais popular entre os inquiridos com 18 a 34 anos eentre aqueles que pertencem à classe alta/média alta, enquanto que Menezes tem melhores resultados na classe etária entre os 35 e os 54 anos e junto da classe média.
Entre todos os inquiridos pelo Barómetro, 23,3 por cento consideram que nenhum dos dois candidatos à liderança do PSD é candidato ideal a primeiro-ministro, ao passo que um em cada cinco não sabe qual dos dois é melhor.
Ficha técnica:
O Barómetro foi realizado para a TSF e o DN entre 18 e 21 de Setembro com o objectivo de saber quem está mais bem preparado para ser candidato a primeiro-ministro pelo PSD.
Foram feitas 805 entrevistas por telefone fixo, 419 das quais a mulheres. Da totalidade das entrevistas, 160 foram feitas na Grande Lisboa, 89 no Grande Porto, 158 no Litoral Norte, 129 no Litoral Centro, 171 no Interior Norte e 98 no Sul. O erro da amostra é de 3,45 por cento.