Marques Mendes quer ouvir no parlamento o Procurador-geral da República e o director nacional da Polícia Judiciária. O líder do PSD quer saber o que é preciso para reforçar o combate ao crime económico e avisa que se o Governo impedir estas audições está a dar sinais de falta de empenho no combate a estes crimes.
Corpo do artigo
Em declarações à TSF feitas no Rio de Janeiro, Brasil, Marques Mendes adiantou que o PSD quer ouvir o procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, e o director da Polícia Judiciária (PJ), Alípio Ribeiro, sobre o que consideram necessário para reforçar o combate à corrupção.
«Vamos tomar a iniciativa de chamar ao Parlamento o PGR e o director da PJ para perguntar a eles, que estão no terreno no combate à corrupção, que meios precisam, que aperfeiçoamento das lei é que consideram necessário para um combate mais eficaz e energético à corrupção», afirmou Marques Mendes, que falava aos jornalistas à saída de um encontro com o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia.
Sublinhando que não pode haver «medo» no combate à corrupção e que esta questão tem de estar no centro da agenda política, Marques Mendes considerou que se o PS não aceitar o pedido dos sociais-democratas dará «um sinal muito negativo».
«Não me passa pela cabeça que seja inviabilizado pela maioria. Seria mesmo um sinal muito negativo de falta de vontade política para combater a corrupção», salientou Marques Mendes, recordando que no discurso do 05 de Outubro, o Presidente da República apelou ao empenho de todos nessa luta.