O grau de inteligência é determinado pela constituição genética de cada pessoa. Um estudo revelou que uma boa eficiência em testes de QI depende da quantidade de massa cinzenta que cada indivíduo tem no cérebro.
Corpo do artigo
O grau de inteligência é determinado pela constituição genética de cada pessoa, concluiu um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista «Nature».
A descoberta indica que uma boa eficiência em testes de QI (quociente de inteligência), depende da quantidade de massa cinzenta que cada indivíduo tem no cérebro.
Os cientistas compararam 20 pares de gémeos, sendo que metade deles eram idênticos, chegando à conclusão que os gémeos idênticos que têm os mesmos genes têm praticamente a mesma quantidade de massa cinzenta, ao contrário dos gémeos não-idênticos, que têm apenas metade dos genes em comum.
Os cérebros dos gémeos foram examinados com um equipamento «scanner» com o qual é possível distinguir a massa cinzenta e o resto do corpo.
Embora os cientistas já suspeitassem que a massa cinzenta é a base da inteligência no cérebro, esta é a primeira vez que o tecido foi analisado pelo «scanner», e que os resultados de um estudo foram associados a testes de QI.
Os resultados, no entanto, não significam que uma pessoa não possa aperfeiçoar as suas habilidades através dos processo de aprendizagem e educação.