Médicos e advogados juntam-se pela primeira vez, hoje e amanhã, para discutir o erro e a negligência na prática clínica, numa altura em que se assiste ao aumento de queixas junto da Ordem dos Médicos como reconhece o bastonário, Germano de Sousa.
Corpo do artigo
Organizado em conjunto pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Advogados, o I Congresso Nacional sobre o «Erro Médico, Negligência e Respectivas Responsabilidades», que decorre em Lisboa, sexta-feira e sábado, vai abordar, entre outros temas, a incerteza da prática clínica e a responsabilidade civil e penal em que incorre.
Médicos e advogados juntam-se, assim, para discutir o erro e a negligência na prática clínica e as suas consequências para os doentes, numa altura em que se assiste ao aumento de queixas junto da Ordem dos Médicos.
«Nos últimos dois anos aumentou cerca de 20 por cento o número de queixas (...) felizmente a percentagem de condenações é baixa», afirmou o bastonário da Ordem dos Médicos.
Nos primeiros quatro meses de 2003 entraram no Conselho Disciplinar Sul da Ordem dos Médicos 121 queixas, das quais 41 por má prática médica, uma acusação que, segundo o presidente do organismo, Francisco Freire de Andrade, «aumentou 50 por cento no último ano».
Hospital de Santarém acusado de negligência médica
Maria Leonor perdeu o bebé no parto, no Hospital de Santarém, há cinco meses, queixou-se mas o hospital concluiu que não houve nenhum comportamento médico censurável.
A história foi contada à jornalista da TSF, Cristina Lai Men, e pode ser conhecida em registo áudio.