Os níveis das águas do Douro podem agora normalizar devido às condições atmosféricas terem melhorado significativamente, segundo informou o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Rio Douro.
Corpo do artigo
Com a melhoria das condições atmosféricas, «estão agora reunidas condições para uma graduada e crescente tendência para a normalização dos níveis da água do rio Douro e afluentes», anunciou o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Rio Douro (CPPC).
O CPPC, em comunicado, garante que os caudais de descarga estão a ser bem escoados na foz. Esta situação, segundo a mesma fonte, deverá manter-se até pelo menos até à preia-mar das 22:26.
Apesar do estado de alerta e vigilância por parte das autoridades, o CPPC aconselha as populações ribeirinhas a aproveitarem este momento para procederem à limpeza e desobstrução de condutas, por forma a permitir um melhor escoamento das águas fora do leito do rio.
A diminuição ou mesmo inexistência de chuva a montante, a diminuição da intensidade do vento e da altura das vagas foram os principais factores que contribuíram para a normalização dos níveis da água do Douro.