O presidente do PSD defendeu, sexta-feira à noite, que as eleições legislativas e autárquicas de 2009 devem realizar-se no mesmo dia. Luís Filipe Menezes argumentou que os portugueses saberão distinguir as duas escolhas e que assim haverá menos abstenção.
Corpo do artigo
Durante um jantar em Lisboa com membros dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), o líder do PSD defendeu que as eleições legislativas e autárquicas de 2009 devem realizar-se no mesmo dia.
«Nós vamos ganhar as eleições em 2009, vamos ganhar as eleições legislativas e vamos ganhar as eleições autárquicas. Serão porventura as duas no mesmo dia, pelo menos é essa a opinião do presidente do PSD, que face às leis eleitorais vigentes devem ser as duas no mesmo dia», declarou Luís Filipe Menezes.
O líder do PSD argumentou que «os portugueses já sabem distinguir perfeitamente» as duas escolhas, para o poder legislativo e para o poder local.
«Não há razão, pois, para que não sejam no mesmo dia. Até há um factor adicional: nós queremos muitos portugueses a escolher, queremos que haja uma grande mobilização, um grande combate ao flagelo da democracia que é
a abstenção», acrescentou.
Menezes disse ainda que «se houver uma grande votação aumentam as possibilidades de o engenheiro José Sócrates ter uma grande derrota» e que os candidatos a autarcas do PSD contribuirão também para esse objectivo.
Em reacção, o porta-voz socialista, Vitalino Canas, escusou-se à agência Lusa a pronunciar-se sobre a proposta do líder social-democrata para a realização simultânea das eleições legislativas e autárquicas de 2009, considerando «um pouco cedo» para colocar a questão na agenda política.