A criança de seis meses que tinha dado entrada no Hospital de Santo André, em Leiria, com suspeita de meningite, morreu nesta quarta-feira. O pediatra que acompanhou a criança explicou à TSF que ela foi vítima de meningite fulminante.
Corpo do artigo
O bebé tinha dado entrada na unidade hospitalar durante a madrugada em estado crítico e com prognóstico reservado, vindo a falecer vítima de meningite fulminante, uma variante muito rara da doença, mas que não deve suscitar alarme entre a população.
Milhota Xavier, o médico pediatra que acompanhou a criança, diz que ela «foi vítima de uma 'meningococcémia fulminante'. É um pequeno lactente, uma situação rara, mas que apesar da luta de horas dos profissionais de saúde, normalmente acabam por ser 'derrotados' e neste acaso, infelizmente, assim veio a acontecer».
«De qualquer modo, são situações que todos os anos acontecem e o que se pede é a todos os pais que se mantenham com serenidade para que não haja o alarme do passado e que prejudica o atendimento a crianças vítimas de doença aguda», sublinhou o clínico.
A criança, natural da Nazaré, encontrava-se em estado de coma e acabou por não resistir à meningite fulminante.