Há menos agricultores e menos explorações agrícolas em Portugal. O decréscimo é em especial na região do Norte que perdeu cerca de 54 mil explorações em 10 anos.
Corpo do artigo
A região do Norte é a mais afectada em perdas de explorações agrícolas, apesar de em todo o país haver uma diminuição de agricultores. Na zona Entre Douro e Minho perderam-se cerca de 54 mil explorações agrícolas em apenas 10 anos.
«Isto representa uma diminuição de aproximadamente 28 por cento relativamente aos dados censitários de 1989. Essa diminuição foi particularmente intensa na região Entre Douro e Minho», afirmou Paulo Gomes, presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados revelam ainda um envelhecimento dos agricultores, mas Paulo Gomes diz que estes números não significam uma crise no sector, e que «apesar de haver uma diminuição de explorações agrícolas, a produção aumentou claramente, graças à mecanização, aumentaram os níveis de produtividade e a produção global aumentou. Trata-se de um redireccionamento consentâneo com os tempos actuais».
A partir da próxima segunda-feira todos os dados deste recenseamento, que pode mostrar o estado da agricultura do país, estão disponíveis na internet.