Os principais mercados accionistas europeus fecharam hoje em terreno negativo, penalizados pela queda de empresas exportadoras como Philips, Ahold e Nokia, devido a preocupações com a contínua apreciação do euro face ao dólar.
Corpo do artigo
O índice de referência Euronext 100 encerrou o dia a cair 0,68 por cento, para 590,07 pontos, e o DJ Stoxx 50 terminou a sessão a recuar 0,47 por cento, para 2.572,70 pontos.
A moeda única europeia ultrapassou hoje a casa dos 1,22 dólar, fixando novo máximo histórico nos 1,2241 dólares cerca das 13:00 horas de Lisboa.
A apreciação do euro está a preocupar as empresas europeias mais dependentes das exportações para o mercado norte-americano, na medida em que penaliza as receitas oriundas dos Estados Unidos.
Um dólar mais fraco torna mais caras as compras de bens europeus. Entre as empresas que penalizavam os mercados no fecho estava o grupo retalhista Ahold, a fabricante de componentes electrónicos Philips, a de telefones móveis Nokia e financeiras como a AXA, a Aegon e a Allianz.
As perdas das principais bolsas oscilaram entre os 0,16 por cento de Londres e os 0,92 por cento de Frankfurt. Em Espanha, o mercado está hoje encerrado.