São quatro os sites que dominam o tempo gasto pelos americanos na internet. O número está a descer devido à fusão dos grandes grupos económicos. Os sites visitados durante mais tempo têm serviço de e-mail e de notícias, além de vários canais temáticos.
Corpo do artigo
Há dois anos eram 11 as empresas que detinham a maior parte do tempo passado na internet. Hoje, são apenas quatro os sites com maior tráfego: America Online, Microsoft, Yahoo e Napster.
Segundo um estudo da empresa Jupiter Media Metrix, 14 empresas ocupam 60 por cento do tempo que se gasta a navegar na rede. Em 1999 eram 114.
«As empresas que dominam o mercado dominam o tráfego através das suas próprias redes», explica o analista Aram Sinnreich, para quem os dados mostram «uma irrefutável tendência para a consolidação online», além de revelarem que «não há igualdade no campo de jogo».
O desaparecimento de pequenas empresas necessitadas de dinheiro dos investidores contribuiu para a consolidação de tempo, bem como as fusões entre os gigantes da net.
Os «mais» da rede são, basicamente, proprietários de portais e de órgãos de comunicação. O estudo revelou também que uma grande parte do tempo é utilizado nos serviços de correio electrónico e de mensagens instantâneas.
A pesquisa comparou os minutos gastos em casa e no trabalho, entre Março de 1999 e Março de 2001.
As empresas com sites onde se passa mais tempo são: