Um pedaço do planeta Marte foi encontrado por um grupo de cientistas norte-americanos no Antártico. O meteorito pesa 715,2 gramas.
Corpo do artigo
O meteorito proveniente do planeta Marte foi encontrado por uma equipa do programa norte-americano para a procura de meteoritos no Antárctico (ANSMET) a 15 de Dezembro de 2003 num campo de gelo do Miller Range, a cerca de 750 quilómetros do Pólo Sul.
Segundo avançou a agência espacial norte-americana, NASA, trata-se de uma pedra negra com 715,2 gramas de peso, designada oficialmente por MIL 03346. A pedra vai agora juntar-se ao grupo e de 1358 meteoritos recolhidos pelo ANSMET durante o Verão austral de 2003-2004.
Segundo cientistas do Museu Nacional de História Natural, a mineralogia, a textura e a natureza oxidada são sem dúvida marcianas, refere o comunicado.
Esta pedra em particular é a sétima de um grupo de meteoritos marcianos chamados "nakhlites". O nome advém da região de Nakhla, no Egipto, local onde foi encontrada a primeira pedra do género, em 1911.
Os "nakhlites" provêm de espessas torrentes de lava que cristalizaram em Marte há cerca de 1,3 mil milhões de anos e que chegaram à Terra devido a um impacto meteórico ocorrido há 11 milhões de anos.