O ministro das Obras Públicas garante que em Julho de 2007 vai abrir o troço do metro que liga a Baixa-Chiado a Santa Apolónia. As obras arrastaram-se por causa do acidente no túnel junto ao rio. Mas nesta altura, Mário Lino garante que a segurança é total.
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Por causa desse acidente o custo da empreitada também aumentou. As obras de prolongamento do metropolitano de Lisboa até Santa Apolónia - que se prevêem concluídas em Julho de 2007 - vão custar 300 milhões de euros excedendo o orçamento em 30 milhões.
Um sistema de monitorização da estrutura será instalado, permitindo um acompanhamento permanente das condições de segurança do túnel, explicou o ministro.
«A probabilidade de haver um problema de segurança neste troço é de praticamente zero», declarou Mário Lino aos jornalistas, no final de uma vista às obras da Linha Azul do Metro de Lisboa, no troço Baixa/Chiado.
O atraso ficou a dever-se a um aluimento no Terreiro do Paço, que ocorreu a 9 de Junho de 2000, que obrigou à formação de um segundo túnel dentro do primeiro, recordou o ministro.
Respondendo aos jornalistas sobre o calendário de obras públicas para 2006, Mário Lino frisou que o Ministério das Obras Públicas tem uma execução «muito boa» do Orçamento de Estado (OE) 2006.
«O Ministério das Obras Públicas vai cumprir o Orçamento de Estado para 2006», garantiu Mário Lino, salientando que os gastos não serão nem superiores, nem inferiores, aos previstos no orçamento.