Com apenas 14 anos, a tenista lusa Michelle Brito venceu o Orange Bowl, aquele que é considerado o campeonato do mundo de ténis de sub19, tornando-se na primeira portuguesa a alcançar tal feito.
Corpo do artigo
Michelle Brito voltou este domingo a fazer história no ténis português, ao vencer o Orange Bowl, com 14 anos, 10 meses e 11 dias, tornando-se a segunda mais jovem a vencer o campeonato do Mundo oficioso de juniores.
A tenista lusa, nona cabeça-de-série, foi também a primeira portuguesa a ganhar o Orange Bowl, ao bater na final a norte-americana Melanie Oudin, oitava favorita, por 7-5 e 6-3.
A nível de precocidade, Michelle Brito apenas foi batida pela russa Nicole Vaidisova, actual número 12 mundial, que venceu a prova em 2003, no ano em que a portuguesa atingiu as meias-finais do torneio de sub-13.
Considerada a grande promessa do ténis português, embora pouco conhecida por terras lusas, Michelle foi notícia a 22 de Abril, quando, na sua estreia no circuito WTA, se tornou a primeira portuguesa a derrotar uma tenista do "top-50" durante o torneio de Miami (Florida).
Com este triunfo, Michelle Brito tornou-se a sétima tenista mais jovem de sempre a vencer um encontro num quadro principal do circuito WTA.
No mês seguinte, a jovem portuguesa voltou a fazer história, ao ser a primeira portuguesa a atingir os quartos-de-final de um torneio de juniores do Grand Slam, feito alcançado no "pó de tijolo" de Roland Garros, acabando por falhar o objectivo de atingir as meias-finais.
Actualmente, a jovem tenista lusa é a segunda melhor portuguesa no "ranking" WTA, na 292ª posição, estando apenas 86 postos atrás de Neuza Silva, que participou em mais 17 torneios que Michelle Brito.
Pressionada para se naturalizar norte-americana, a tenista lusa tem-se mantido fiel a Portugal, tendo aparecido em Roland Garros com um nome bem mais aportuguesado: Micaela em vez de Michelle.