Os «tropeções» de AC Milan e Juventus permitiram que a AS Roma ficasse ainda mais isolada na frente da Liga Italiana. Os milanses perderam pela primeira vez no campeonato, ao passo que a Juventus não foi além de um empate em Lecce.
Corpo do artigo
A Udinese impôs, este domingo, a primeira derrota do campeonato, ao AC Milan, numa partida em que a equipa de Rui Costa (no banco durante toda a partida) falhou uma grande penalidade e terminou reduzida a dez.
A formação de Udine entrou na partida praticamente a ganhar com um tento de Dino Fava, aos dois minutos, resultado que poderia ter passado a empate, aos 20, quando Andrea Pirlo atirou ao poste na conversão de uma grande penalidade.
As coisas ficaram ainda piores para os milaneses, que jogaram sem Schevchenko, devido a gripe, quando Valério Bertotto apontou um livre, aos 51 minutos, que foi desviado por Sensini, lance que deu o 2-0 à Udinese.
Cafu ainda reduziu para o AC Milan, vinte minutos depois, com a expulsão de Kaladze, aos 81 minutos, a dificultar ainda mais a recuperação.
Com este tropeção, os milaneses permitiram que a AS Roma, que venceu no sábado, se isolasse ainda mais na liderança, agora com seis pontos de avanço.
A Juventus subiu também provisoriamente ao segundo posto, com os mesmos pontos do AC Milan (os milaneses têm menos um jogo), apesar da formação de Turim nem sequer ter ganho.
A «Vecchia Signora» não foi além de um empate no terreno do «aflito» Lecce, numa partida bastante complicada para a formação da Juventus.
A formação de Turim viu-se a perder aos 24 minutos, quando o jovem Konan emendou com sucesso um centro de Chevanton, vendo a sua complicar-se ainda mais quando Mark Iuliano cometeu uma falta para vermelho directo sobre o uruguaio do Lecce, quando Chevanton se isolava em direcção à baliza contrária.
Apesar de ter actuado desde os 59 minutos com dez, a Juventus acabou por chegar ao empate a três minutos do final, quando Trezeguet marcou o seu oitavo golo da época.
O Inter de Milão, que vinha de uma série de seis triunfos consecutivos na Série A, após um começo de época para esquecer, viu a Lázio impor-lhe uma derrota no Olímpico de Roma, na partida de fecho da jornada.
O conjunto de Milão abriu o activo à meia hora, por Vieri, para doze minutos depois, a igualdade ser restabelecida por Bernardo Corradi. A oito minutos do final, quando o Inter estava reduzido a dez, por expulsão de Matias Almeyda, Zauri marcou, permitindo que os romanos igualassem o Inter na quarta posição.
Referência ainda para o Ancona, que continua sem vencer, também somado a sua décima derrota, ao perder no reduto do Chievo, por 1-0. Federico Cosaato marcou o único tento da equipa de Verona, aos 41 minutos.
O Perugia, outra das equipas que continua sem ganhar na Liga Italiana, conseguiu um poço melhor, ao somar o seu nono empate, agora em casa, perante o Brescia (2-2), ao cabo da 14ª ronda, a última antes da paragem de Natal.
Outros resultados:
Sampdoria - Modena 1-1
Siena - Bolonha, 0-0
Classificação:
1. AS Roma, 36 pontos/14 jogos
2. AC Milan, 30/13
3. Juventus, 30/14
4. Inter de Milão, 28/14
5. Lázio, 28/14
6. Parma, 24/14
7. Udinese, 24/14
8. Sampdoria, 21/14
9. Chievo, 18/14
10. Modena, 16/14
11. Siena, 15/13
12. Reggina, 14/14
13. Brescia, 13/14
14. Bolonha, 11/14
15. Perugia, 9/14
16. Lecce, 9/14
17. Empoli, 6/14
18. Ancona, 4/14