O milho frankenstein ameaça metadade da produção do maior produtor de milho dos Estados Unidos da América. Os Especialista disseram esta segunda feira que o milho trangénico Starlink, da empresa Aventis, está a contaminar o milho plantado no Estado do Iowa.
Corpo do artigo
O Estado norte americano do Iowa produz 20% do milho cultivado nos EUA, mas agora cerca de metade destas 45 milhões de toneladas estão ameaçadas pelos organismos geneticamente modificados.
Os operados dos silos e as fábricas de transformação do milho estão a recusar grandes quantidades de grão porque nalgumas amostras feitas por especialistas mostram a presença de Stralink no meio do outro milho. O Starlink é uma variedade de milho geneticamente modificado, que não é autorizado para consumo humano.
Perdas de milhares de dólares para os agricultores
O presidente da associação de agricultores do Iowa disse o sector está em crise por causa das encomendas que estão a ser devolvidas. A empresa AVENTIS que produz esta variedade de milho recusa-se a comentar esta noticia. Mas, um porta voz da empresa afirmou que «são tomadas todas as medidas razoáveis e responsáveis para manter isolado nas respectivas explorações o milho geneticamente modificado.