Militares em protesto contra os cortes na assistência à saúde e contra a «ameaça» de revisão das carreiras vão concentrar-se, esta quinta-feira, na Baixa de Lisboa num encontro «pela Justiça e pela Lei».
Corpo do artigo
O «Encontro pela Justiça e pela Lei», como foi designado pela comissão organizadora, será «uma forma de protesto» contra as medidas do Governo previstas no Orçamento de Estado de 2008.
A comissão indicou os cortes de 21,6 por cento nas despesas com a saúde e de 17,4 por cento com os militares na reserva e «a ameaça da revisão do estatuto das carreiras» relativamente aos militares.
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, no «passeio do descontentamento», e «para evitar mais processos disciplinares», a comissão organizadora do protesto apelou aos militares no activo para que «não vão fardados» ao encontro de hoje.
O vice-presidente da Associação Nacional de Sargentos, que apoia a iniciativa, afirmou que se mantém válidos os motivos que levaram ao «passeio do descontentamento» de 2006, continuando a haver «muitos motivos para o descontentamento da família militar».