O Ministério da Educação decidiu aumentar a carga semanal do ensino do Inglês nos terceiro e quatro anos de escolaridade para os 135 minutos. Já a carga horária para os alunos dos dois primeiros anos é de 90 minutos por semana.
Corpo do artigo
O Ministério da Educação decidiu aumentar a carga semanal do ensino do Inglês, como actividade de enriquecimento curricular, para os alunos dos terceiro e quatro anos de escolaridade, segundo o Correio da Manhã desta terça-feira, que cita um despacho da ministra Maria de Lurdes Rodrigues.
O documento indica que a carga semanal do ensino de Inglês para os alunos dos terceiro e quatro anos de escolaridade passa para os 135 minutos, enquanto para os alunos dos dois primeiros anos a duração semanal é de 90 minutos.
O despacho estipula a obrigatoriedade de os planos de actividade dos agrupamentos de escolas incluírem para todo o primeiro ciclo o Apoio ao Estudo e o Ensino do Inglês.
A notícia é divulgada no dia em que mais de 230 mil alunos dos quarto e sexto anos realizam a prova de aferição de Matemática, um teste que não conta para nota, mas que serve para aferir se estão a ser adquiridas as competências básicas.
O Ministério da Educação decidiu, em 2007, estender as provas de aferição a todos os estudantes dos dois anos de escolaridade, alegando que os testes em causa são o instrumento «mais adequado para avaliar a qualidade do currículo nacional e a prestação das escolas nos primeiros ciclos do ensino básico».