A ministra da Cultura chegou a acordo com Joe Berardo para a transferência da colecção de arte contemporânea do empresário madeirense para o Centro Cultural de Belém. Isabel Pires de Lima não confirmou os termos do acordo mas garantiu o entendimento.
Corpo do artigo
No Palácio de Belém, Isabel Pires de Lima confirmou que o Ministério da Cultura chegou a acordo com o comendador Berardo sobre a colecção de arte moderna do empresário madeirense.
O acordo vai ser selado já na próxima semana com a assinatura de um protocolo. A ministra não explicou se o Estado vai comprar a colecção ou se o empresário vai ceder a doações mas conta que as negociações foram reiniciadas durante as duas últimas semanas.
«Posso anunciar que chegámos a acordo com o comendador Joe Berardo e nos próximos dias vai ser assinado o protocolo entre o Ministério da Cultura e o comendador», disse Isabel Pires de Lima aos jornalistas.
Em declarações à TSF, Joe Berardo confirmou que «nas últimas semanas houve uma grande evolução e que o "feedback" foi de que existe um grande progresso».
No entanto, o comendador salienta que, «como anda há muito tmepo nestas coisas», só fala em acordo oficial «quando o documento for assinado».
A discussão sobre o destino da Colecção Berardo arrasta-se há cerca de dois anos e em Outubro de 2005 o empresário disse ter sido convidado pelos ministros da Cultura e Negócios Estrangeiros franceses para levar a colecção para França, tendo ameaçado por várias vezes tirá-la de Portugal.
Nos últimos meses, Berardo ameaçou que a sua colecção sairia do país se o Governo não assumisse o compromisso de a expor num espaço relevante cedido pelo Estado.