Todos os ministérios deverão apresentar um ponto da situação a nível de implementação das tecnologias da informação até 6 de Novembro. Mariano Gago afirma estar optimista com as indicações preliminares de cada ministério, que considera estarem «mais avançados do que é conhecido».
Corpo do artigo
Os indicadores do estado de desenvolvimento da Sociedade da Informação em todos os ministérios e sectores do executivo, e o que é necessário fazer em cada um deles, serão conhecidos até 6 de Novembro.
A data foi acordada hoje durante a primeira reunião da comissão interministerial para a Sociedade da Informação, presidida pelo ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, e na qual participaram representantes de todos os ministérios e dos grupos de trabalho envolvidos no processo.
O objectivo é definir os procedimentos de coordenação e as acções futuras nesta área, de forma a assegurar a execução eficaz da Iniciativa Internet, assim como os mecanismos de acompanhamento nacional do plano de acção europeu para a Sociedade da Informação (e-Europe 2002).
A uniformidade de critérios para a aferição dos indicadores da situação de cada ministério, assim como a recolha e tratamento da informação de todos os sectores cabe ao Observatório das Ciências e das Tecnologias.
Também discutida durante a reunião foi a necessidade de medidas legislativas para o campo da certificação, teletrabalho e telemedicina, áreas ainda não reguladas em Portugal e um dos pontos visados na iniciativa Internet, afirmou Mariano Gago.
A revisão do documento «Portugal na Sociedade da Informação», de 1999, é outra das prioridades, revelou Mariano Gago, acrescentando que até ao final deste ano será feita uma versão actualizada com as indicações de todos os ministérios e sectores.
Para já, o ministro afirma estar optimista com as indicações preliminares de cada ministério e sector, que considera estarem «mais avançados do que é conhecido».
Portugal é o país da União Europeia com mais elevado crescimento anual de valor acrescentado em indústrias baseadas no conhecimento, sete por cento, o dobro da média dos Quinze.
Coordenada pelo ministro para a Ciência e Tecnlogia, Mariano Gago, a Comissão Interministerial para a Sociedade da Informação articula os objectivos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal, integrando «task forces», designadas por Núcleos para a Sociedade da Informação, em vários ministérios.
A iniciativa Internet, aprovada por resolução do Conselho de ministros de 22 de Agosto deste ano, tem como metas, entre outras, atingir em 2003 taxas médias de penetração da Internet na população de 50 por cento, e a disponibilização on line de todos os serviços públicos on line num espaço de cinco anos.